Emecê
O emecê é o boletim periódico do Núcleo de Pesquisa Marques da Costa (NPMC).
Apresentação
O emecê é a publicação trimestral do Núcleo de Pesquisa Marques da Costa, fundado a 8 de dezembro de 2004 na cidade do Rio de Janeiro. Leva as iniciais (MC) do operário anarquista português José Marques da Costa, editor da Secção Trabalhista do jornal A Pátria nos anos de 1923 e 1924 e militante com longa trajetória de lutas em Portugal, Brasil e na Espanha. O periódico existe desde 2005 e é lançado tanto virtualmente como fisicamente, sendo distribuído gratuitamente em diversos eventos e atividades. O objetivo do emecê é apresentar artigos, entrevistas ou resenhas que resgatem a memória do anarquismo e da luta dos trabalhadores/as no Brasil, com foco especial no Rio de Janeiro.
Já passaram pelas páginas do emecê militantes sociais como Marques da Costa, José Oiticica, Maria de Lourdes Nogueira, Antônio Bernardo Canellas e Nello Garavini; episódios como os protestos a favor de Sacco e Vanzetti no Rio de Janeiro, o Congresso Anarquista de 1948 e a resistência durante a ditadura civil-militar de 1964; temas como a educação libertária, os grupos de propaganda social e os festivais operários no Rio de Janeiro; os periódicos Ação Direta e Guerra Social, entre outros diversos temas.
Textos para o emecê devem ter no máximo 10 mil caracteres com espaços e serem enviados para: bibliotecasocialfabioluz@gmail.com Estes serão avaliados pelo Corpo Editorial, que retornará com um parecer em no máximo 1 mês.
Corpo Editorial
- Coordenador
- Milton Lopes
- Membros
- Bernardo Fantini
- Rafael Viana
- Renato Ramos
- Robledo Mendes
Número Atual
Emecê
39
,
2024
–
Números Anteriores